sábado, 14 de fevereiro de 2009

Talento nato ou vocação adquirida?

Você já nasce com suas aptidões, ou tudo depende do seu esforço em adquirí-las? Claro, um pouco de cada.

Seja por explicação religiosa (seus deus te deu os dons) ou biológica (seu cérebro e corpo são melhores para certas áreas), algumas qualidades são inerentes e carregadas para a vida toda. Uma pessoa costuma ser perspicaz, lenta, observadora, distraída, carismática ou tímida desde criança, desde sempre, é difícil mudar isso. (Sim, eu usei como exemplo as habilidades mentais básicas de D&D, Inteligência, Sabedoria e Carisma). Não vejo problemas nisso, não se pode ser bom em tudo mas todos podem ser bons em alguma coisa, é bom aproveitar suas inclinações naturais, o que parece que você nasceu pra fazer, ou seja, o que você se sente bem fazendo.

Muita gente culpa deus ou a biologia por sua falta de talento, por não ser bom o bastante, porque sempre existe alguém melhor. Isso não é verdade. Repetindo, todo mundo pode ser o melhor em alguma coisa, aí entra o esforço da aptidão adquirida. Imagine a si mesmo como uma batatinha. Por mais vocação que tenha pra ser um purê delicioso, é preciso descascar antes. Fico frustrado ao ver as pessoas tentando alcançar talentos dos outros (às vezes nem tão valiosos assim) e nem notando os próprios - que às vezes são invejados pelos outros outros etc etc etc. De fato, o desperdício dos seus dons constitui o único verdadeiro e maior pecado. O pecado contra a humanidade e seu caminho natural, que é para frente, rumo a perfeição. Quem desperdiça seus dons está dando um passo para trás.

Acertos decisivos para todos vocês!

5 comentários:

  1. Tem uma doença (que eu esqueci o nome e o google não sabe responder) em que a pessoa é ruim com absolutamente tudo, menos com uma habilidade.
    Teve um caso que entrou para o guinness book, em que o cara respondeu trocentas operações matemáticas em menos de 2 segundos cada. Operações do tipo "452 x 74 + 12". Porém ele era ruim em qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. "Tem uma doença (que eu esqueci o nome e o google não sabe responder) em que a pessoa é ruim com absolutamente tudo, menos com uma habilidade."

    não os savants, uma espécia de autista xD
    eles são péssimos em sociedade, mas são perfeitos para algo específico. é o caso do cara do filme Rain Man (acho que é esse o nome).

    texto lindo e totalmente verdadeiro.
    as pessoas invejam o brilho de outras estrelas e se esquecem da sua própria estrela.

    a analogia da batatinha foi perfeita IAUSHFOIUASHFAI


    (L)

    ResponderExcluir
  3. Batata :D

    Sábio Charles, como sempre n___n

    ResponderExcluir
  4. a analogia da batatinha foi perfeita {2} UAHUAHUA
    muito bom o texto Charles. *-*
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Bá, guri! Você tem um jeito legal de se expressar. Gostei. Agora seu blog está sendo observado por mim também!

    Falou!

    ResponderExcluir