quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Faça seus amigos.

Título óbvio, não é? Esse texto é sobre uma conquista pessoal, e um sincero encorajamento a muita gente. Um sincero encorajamento a ser mais espontâneo.

Não muito tempo atrás, apesar de nunca admitir, eu sentia muito por não ter amigos. Mudei muitas vezes de casa, colégio, condomínio, bairro e se recebi cedo ou tarde o mesmo tratamento em todos os lugares que ia não vou vou negar que o merecia. Acabei sempre sendo provocado e de maneira geral "excluído" pelo grupo. Mudei, diminuí isso, mas ainda não sou muito querido entre os vizinhos e colegas de classe.

Entretanto, nos últimos meses em que contei essa história, percebi que estava sendo injusto em dizer que não tinha amigos. Conquistei amigos, muitos companheiros agradáveis e gentis, e alguns verdadeiros irmãos a quem confiaria minha vida. Percebi e invejei que, por mais inculta e desprezível que eu julgasse uma pessoa, ela sempre tinha amigos que a acompanhavam e defendiam. Só agora comecei a me encantar e desfrutar de algo que praticamente qualquer um conhece a vida toda: ter amigos.

Conheci esses amigos quando comecei a me abrir mais. Não repelir nem subestimar quem se aproximava de mim (não me culpem, essa é a primeira defesa que se desenvolve em ambientes sociais hostis) e me aventurar em ambientes novos. Depois de algum tempo e segurança, comecei a puxar assunto com qualquer um que chamasse a minha atenção no ônibus, na rua, no shopping, nas lojas de música e RPG, no matsuri (encontros sobre cultura japonesa)... E coisas boas aconteceram! Minha namorada e a maioria dos meus melhores amigos não estudam nem moram perto de mim, vivem e frequentam ambientes diferentes dos meus. Tem culturas, conhecimentos e pensamentos diferentes, e é por isso que eu os amo.

O mundo tem nos levado cada vez mais a repelir o contato humano e qualquer um que não seja "do nosso mundo". Quanta oportunidade se perde assim! Tente, garanto que não há nada a perder em conhecer pessoas e ambientes de mundos diferentes. Converse e brinque sem medo de pagar mico, dê uma chance ao acaso, ou melhor aproveite o acaso, seja espontâneo. Tente, e provavelmente você acabará se surpreendendo com um grande amigo ou mesmo um grande amor que não é seu vizinho nem estuda com você. Quanta gente diferente e interessante há por aí!

Encontros Aleatórios e Experiência para todos vocês.

6 comentários:

  1. Ah, e sempre sigam os conselhos do Charles! Hahah!

    Pra variar um pouco, você tem toda a razão. Muito se perde quando se fecha pro próprio mundo! Se relacionar com pessoas diferentes só tem acrescentar à nossa vida!

    Muito bom texto, Sr. Espontaneidade invejável.
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor da seguinte opinião: melhor ter 3 amigos do que 30 colegas. Eu acho que uma dúzia de amigos de verdade ninguém tem, se você tiver 1 amém. Eu vi meus amigos de verdade quando meu pai faleceu em novembro. No enterro não tinham muitas pessoas, mas as que estavam lá, vão estar comigo para sempre. Existem favores que nunca conseguiremos pagar. Não podemos escolher os familiares, ainda bem que podemos escolher nossos amigos.

    ResponderExcluir
  3. bom, eu discordo com a de cima, é possível sim ter uma dúzia de amigos de verdade, eu tenho certeza que tenho uma porção,amigos que estavam lá quando eu precisei. e tive uma prova parecida com a dela, quando minha avó morreu e eu vi quem eram meus amigos de verdade. alguns compareceram, e os que não podiam estar lá ligaram ou vieram me dar um abraço assim que puderam. arriscaria a minha vida por qualquer um desses e sei que eles fariam o mesmo por mim.

    quanto ao texto, amor, concordo em tudo! espontaneidade rocks, se não fosse ela, não estaria lendo esse artigo hoje e não poderia te chamar de namorado *-*
    você foi espontaneo de pedir e eu de aceitar, e no fim tudo deu certo!

    texto maravilhosamente bem escrito, como sempre. parabéns, meu anjo!

    ResponderExcluir
  4. Óbviamente, os melhores amigos são sempre os mais difíceis de achar, portanto, sorte daquele que sabe aproveitar uma oportunidade de trocar um simples "oi" com alguém.
    Também, nem todos tem a sorte de ser rodeado por pessoas boas, logo, suas chances são diminuídas...
    É tudo uma grande icógnita! (?)

    Ainda assim não consigo ver o Charles "excluído" da sociedade ;p

    ResponderExcluir
  5. Velho, eu era muito excluído XD
    Viviane agradeço seu comentário mas mesmo que você não fique amigo (amigo amigo mesmo NÃO VAI ficar) de TODO MUNDO que conhece, sempre é bom conhecer coisas diferentes. Não precisa absorver, só conhecer. E, claro, conhecer mais gente aumenta a chance de conseguir um verdadeiro amigo. Essas pessoas que você conhece são meio que diamantes brutos, aí com a convivência acaba esculpindo um amigo.

    Obrigado pessoal que lê!

    ResponderExcluir
  6. Olha, uma coisa que nunca gostei é a falta de respeito. Já fui muitas vezes provocado por ter um jeito mais educado de lidar com as pessoas, e em periferia, ser estudioso é sinônimo de boiolice. Quem gostasse de estudar, então...

    Meus maiores amigos, durante a adolescência, foram meus pais e funcionários de escola, incluindo professores. Talvez isso tenha contribuído mais para a chacota.

    Mas enfim, sobrevivi ao ensino fundamental e ao ensino médio. Todos os jovens que me zombaram fazem parte do meu passado. Hoje, muitos jovens me dão o verdadeiro valor, e eu os estimo muito.
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Guri, se eu tivesse teu e-mail, te mostrava sem fazer propaganda no teu blog o meu post que fala sobre amizade, mas como não tenho...

    http://observoeescrevo.blogspot.com/2008/08/amizade.html

    Dê uma olhada. No meu perfil tem o meu msn. Pode me add.

    ResponderExcluir