domingo, 12 de abril de 2009

Mudanças, significados e repúdio ao Capetalismo.

Suponho que a maioria dos leitores seja cristã ou pelo menos creia em Ressurreição. Ou seja, acredita que o corpo humano de Jesus morreu e então ressuscitou e subiu aos céus. E celebra na Páscoa uma época de reflexão sobre o sacrifício de Cristo e o significado da sua Ressureição. Esse é o significado da Páscoa que eu conheço, e conheço e gosto sem nem acreditar.

Suponho que a maioria dos leitores, não importa qual significado atribua ou conheça, sabe que há um. E que este não é simplesmente entupir o rabo de chocolates e ficar caçando coelhos mutantes que botam ovos. Que a Páscoa é sobre mudanças, repensar, refletir, renascer, e não sobre comprar coisas porque o Capetalismo mandou. A mesma coisa vale para o Natal, com um significado cristão um pouco diferente, e mesmo eu sabendo que Cristo nem nasceu nessa data, sei que Natal é época de ficar com a família e agradecer pelo bom ano que teve. E simplesmente por saber disso e não ser mais um no rebanho do capitalismo, eu agnóstico me pego mais cristão que muitos que conheço. E poxa, pregadors, pastores, missionários ou qualquer um preocupado com a imagem da própria religião, vocês deviam fazer um trabalho melhor em cima disso e não deixar que os seguidores se percam por uma coisa tão boba!

Ressuscitar, repensar... Mudar! Já pensou como você pode se tornar uma pessoa melhor e fazer mais por si mesmo, pelos outros e pelo mundo, tudo n'uma tacada só? Não sendo conformista e egoísta, pensando por si mesmo, decidindo mudar, melhorar, no que achar que for preciso. Aproveite a Páscoa para pensar nisso, pensar em si e nos outros e no mundo de uma visão mais ampla, perceber o que precisa ser feito e fazer. Os católicos passam 40 dias (quaresma) pensando nisso. E cada um pensa do jeito que quer, mas para mim a Páscoa tinha que ser mais austera e séria. Na tradição que cresci você "celebra" o aniversário de morte de alguém com menos festa e mais introspecção, mas isso não precisa ser verdade pra você. A única verdade é que você precisa pensar por si mesmo e mudar e resgatar o que precisa em si mesmo.

Novos Encontros para todos vocês!

12 comentários:

  1. Eu me pergunto quando será que mudou o verdadeiro significado da Páscoa (ou você acha que Jesus ressuscitou e deu ovos de chocolate para todos?). Ou melhor: COMO que foi alterado o significado. Como que convenceram as pessoas a comer chocolate no dia da ressureição de cristo? Duas coisas completamente diferentes *-*

    Mas, enfim. Você tem razão: o capitalismo não tem outro objetivo senão o lucro. Feriados são só uma desculpa pra comprar algum tipo de produto. Jájá chega um feriado onde é "tradição" dar sapatos de presente. Enfim, vocês me entenderam.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse link na net falando sobre os últimos dias de Cristo na Terra. Acho que vai caber direitinho com o que você quis dizer a respeito de Cristo.

    http://watchtower.org/t/19980315/article_01.htm

    ResponderExcluir
  3. MEUDEUS, fantástico, falou tudo!

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei ridiculo esperarem uma data em especial para fazer uma mudança na vida. Porque não começar a mudar qualquer dia ou a qualquer hora?

    Deixam para mudar quando a conta do cartão vem alta pelos presentes dos feriados "católicos"

    ResponderExcluir
  5. concordo com o anterior.

    época de mudar é toda hora!
    não tem essa de mudar na páscoa, aí passa 40 dias fazendo mudanças e depois, se entopde de chocolate e volta a cometer os mesmos erros.



    mas parabéns meu amor, eu entendi o que você quis dizer, e tenho certeza que você não quis dizer que é só na páscoa que isso acontece.
    está muito bem escrito, ponto de vista muito bem colocado, bons argumentos!

    parabéns meu anjo *-*

    ResponderExcluir
  6. otimo texto charles. (:

    o comercio e o capitalismo usam essas datas especiais e transformam em mais uma forma de lucrar. e tambem criam outras data que nos 'devemos presentiar' como o dia das maes ou dos pais. criam essas datas nao pelo valor que tem os pais mas pensando somente nas vendas ¬¬'

    ResponderExcluir
  7. Toda a razão.
    Tudo virou motivo pra conseguir dinheiro, e dinheiro.
    Parar, refletir que é bom, NADA.
    Se cada um pensasse diferente!

    ResponderExcluir
  8. Concordo, o Charles é um excelente escritor, e ninguém melhor para discursar sobre tais assuntos. Sábias palavras, amigo!

    Lamento dizer que eu prefiro caçar coelhos mutantes que botam ovos de chocolate.... Pena que nesse ano, tive de caçar pros outros. Não havia chocolates para mim...

    ResponderExcluir
  9. Não esquece do Blog(ay) pràs aventuras de RPG...

    ResponderExcluir
  10. Fantástico falou e disse TUDO! Semana internacional do Amigo!Obrigado por escrever o que eu sei ler, entender, compreender, estava buscando uma notícia boa assim! Vou contar isso pra mais pessoas! Abraços.

    ResponderExcluir