terça-feira, 17 de março de 2009

Sentir-se bem consigo.

Cada vez mais descubro que aquelas frases que minha vó repete têm uma sabedoria profunda embutida na sua simplicidade. Hoje é a vez do "cada um colhe o que planta", que percebi com sentido diferente do que costumava perceber. Sabe como é sentir-se bem consigo, orgulhoso das suas atitudes e dos seus pensamentos e tudo? Do fundo do coração, eu parei de me sentir assim. Já há algum tempo estou me sentindo mal e desapontado comigo, envergonhado de mim mesmo, uma coisinha rastejante que tem muito mais do que merece. A diferença é que sempre tento parecer contente, confiante, e tento sempre ser admirado, para no fundo esconder uma baixa auto-estima. Sim baixa auto-estima, você se escondeu de mim por muitos anos mas te peguei e cá estou falando abertamente de você!

Então, o cada um colhe o que planta. Várias acusações vagas são feitas a mim por mim mesmo como "você é um ser humano terrível", "você não se importa com nada" e coisas assim, e não consigo definir o que há de errado. Pois comecei a desconfiar que, mesmo que esqueça, mesmo que não cause mal, mesmo que pareça não sentir remorso, cada vez que menosprezo uma pessoa, que nego um perdão, que conto uma mentira, minha alma fica borrada, mutilada, e depois me pego pensando essas coisas sem saber conscientemente o porquê.

Por outro lado, o fato de saber e inconscientemente ficar tentando me punir e desmerecer pelas tantas atitudes, omissões e pensamentos vergonhosos que tenho não prova que sou uma criatura terrível. Este é na verdade o primeiro lado bom, o primeiro passo tentando ser dado: a consciência, o descontentamento, a vontade de ser melhor que é a santificação da humanidade. Eu não teria mais jeito nem conserto se não conseguisse perceber o que há de errado e me sentisse bem e tranquilo com todas essas máculas.

Já me sinto mal só de dizer "de hoje em diante", mas quando se entende o problema as chances de conseguir lidar com ele são muito maiores. Espero que tenha feito algum sentido para vocês. E obrigado aos meus amigos, que me admiraram e me despertaram. Como diz uma amiga (e eu achava ridículo quando ela dizia isso!), "isso é viver e aprender, Hakuna Matata!".

Level Up! para todos vocês!

8 comentários:

  1. Ficar se cobrando é terrível. Eu sou jovem, mas me sinto velho às vezes. Apesar de ser difícil de nos convencer, nós temos nosso valor, pode acreditar. Não é frase tirada de filme clichê, é a mais pura verdade.

    -----------------------------------------------
    PS: Guri, é só na escola que não consigo postar nada, mas acho que seria legal vc contribuir no meu blog, com seu nome e tudo. Espero falar contigo a respeito ainda.

    ResponderExcluir
  2. "Sim baixa auto-estima, você se escondeu de mim por muitos anos mas te peguei e cá estou falando abertamente de você!"

    eu ri aisufhsiufhsaf


    tenho tanto orgulho de você meu anjo, vi que você realmente pensou no que eu te falei, e fico feliz com isso *-*

    hakuna matata owna tudo saifuhasfu

    ResponderExcluir
  3. queriiiiiiiiiido, adoro te ler também meudeus, me faz bem e me motiva sempre!

    ResponderExcluir
  4. Gente...eu so meio lerdinha né...+ entendi um poco .... em fim, gostei doque entendi -.-"

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Char... Entendo o que você sente. Você precisa de mais tempo com bons amigos... Sei lá, não enquenta, todos nós nos orgulhamos de ser seus amigos. Pode acreditar nisso! ò_ó" [Andrey]

    ResponderExcluir