terça-feira, 12 de maio de 2009

Um pouco sobre RPG

Hey leitores, perdão pelo tempo sem escrever, voltei a jogar RPG que consumiu a criatividade do post semanal. E sendo esse um post meio "livre" para minhas idéias pegarem no tranco, abro parênteses para falar do meu querido RPG.

O Role Playing Game é uma arte de inventar e interpretar histórias improvisadas, com um sistema de regras para comparar os personagens e o cenário entre si. Normalmente (porque o RPG é tão ilimitado quanto a própria imaginação humana) um grupo de amigos cria cada um seu personagem para serem os protagonistas da história. Um jogador diferente é o Mestre ou Narrador, ele cria e controla as reações do cenário e dos personagens coadjuvantes às ações dos personagens jogadores, sendo este o papel que gosto de assumir.

Com meus amigos Andrey e Edson jogamos uma aventura de tema fantasia medieval (Senhor dos Anéis e Caverna do Dragão são boas referências do gênero), o mais clássico e popular desde o começo do RPG (que por curiosidade, foi por volta de 1970) para nos acostumarmos melhor e percerber que tipo de partida queremos (humor, suspense, ação...). Então criamos personagens (começaremos a jogar quinta-feira) estilo anime, onde eles interpretam estudantes em Tóquio que vão descobrir se envolver em mistérios e conflitos ocultos entre espíritos e o sobrenatural.

Um outro jeito de jogar RPG é por fórum da Internet. A vantagem é interagir com muito mais jogadores, de lugares bem diferentes, criando fora do jogo muitos vínculos e amizades interessantes. A Hogwarts RPG por fórum do orkut (a original, existem várias "imitações" por aí) é baseada nos livros de Harry Potter. Você começa como um aluno de 11 anos em Hogwarts (cada ano letivo dura mais ou menos 1 mês real), frequentando aulas e se aventurando pelo castelo. Há também tópicos para lugares como Londres, o Beco Diagonal, Hogsmeade, o Ministério da Magia, entre outros. Estes são acessíveis nas férias ou para os personagens adultos.
Estou difundindo um passatempo que, ao contrário do que se diz na mídia e por aí, é muito divertido e saudável. Proporciona oportunidades de socialização, interpretação de textos, trabalho em equipe, raciocínio lógico e por aí vai. E para um Narrador como eu, é extremamente gratificante entreter um grupo de amigos por horas e horas, usando pouco mais que alguns papéis e as nossas próprias imaginações.

Rolando dados novamente!

3 comentários:

  1. *Rolar de dados*
    21!

    *Eu ainda VOU jogar RPG!
    **Não tenho certeza se é 21, mas era pra ser um acerto perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Como que vai dar 21 em um dado de 20 lados :P Um sucesso decisivo, acerto crítico ou o que valha é 20.

    ResponderExcluir
  3. quando eu aprender a jogar certinho quero jogar com vc *-*

    ResponderExcluir